Varal do Brasil

REVISTA VARAL DO BRASIL

LITERÁRIA, SEM FRESCURAS!

A revista Varal do Brasil nasceu em novembro de 2009 pelas mãos de Jacqueline Aisenman, num projeto visando reunir pessoas amando ler e escrever mas, muitas vezes, relegando seus próprios escritos a gavetas e arquivos por receio de participar de publicações claramente elitizadas.

De fato, o meio literário em geral sempre aparecia distante do popular, como um “recinto para intelectuais” restrito e sem acesso para muitos.

A revista, realizada em formato PDF, foi no início enviada apenas por e-mail e publicada no blog da criadora. Após algumas edições, já circulava livremente online em muitos blogs e sempre de forma gratuita, da primeira até sua última edição, em 2016. E continuou também sendo enviada por e-mail, manualmente por sua editora, para centenas e centenas de endereços de e-mail que, com o tempo, só aumentavam em volume.

Todas as mensagens recebidas eram respondidas: e-mails com textos, com críticas, elogios, agradecimentos. Todos foram respondidos durante anos e anos.

Da imensa quantidade de textos recebida diariamente, uma seleção rigorosa era feita, baseada no assunto escolhido para a edição. Os mais variados temas foram abordados na revista: do amor à violência; da realidade da mulher à união da humanidade e à importância da preservação do meio-ambiente. Autores habitando os cinco continentes participaram tendo em comum a língua-mãe, o belíssimo Português, que se traduzia através das entonações escritas onde transparecia a beleza cultural de cada região e/ou país de nascimento ou residência.

O Varal do Brasil, com seu lema “Literário, sem frescuras, tornou-se símbolo de informalidade, amizade e alegria. Durante todos os anos de sua existência, mesmo com todas as outras atividades que decorreram do sucesso das publicações, manteve-se leal aos participantes da revista, tendo publicado no total mais de mil autores e milhares de textos em seus mais variados estilos.

Desbravadora de caminhos, a Revista Varal do Brasil liderou a frente e abriu a porta para que muitas publicações pudessem nascer da criatividade de pessoas que apenas esperavam a oportunidade para mostrar seus talentos.

E mesmo se, por motivo de saúde, em 2016 a criadora da revista cessou suas atividades literárias, o Varal do Brasil continuará a existir para sempre através do carinho recebido de todos os que com ela estiveram durante a magnífica jornada “literária, sem frescuras”!

Sem comentários

deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.