Jacqueline Percurso Profissional

DEPARTAMENTO DE CULTURA

Uma das primeiras tarefas que Jacqueline se propôs a realizar ao assumir a direção do Departamento de Cultura de Laguna, foi visitar os bairros e as regiões do interior do município e fazer um primeiro contato com moradores para depois iniciar o que se tornou uma extensa pesquisa que visiva resgatar, a partir do relato das lembranças dos munícipes, principalmente os em idade mais avançada, da memória histórica e folclórica da cidade. Todo o material resultante da pesquisa, incluindo relatórios e fotografias, foi deixado no local do Departamento, que se situava na Casa Pinto D’Ulysséa, em Laguna, quando Jacqueline mudou-se para Genebra.

Casa Pinto D’Ulysséa, foto de Paulo Aisenman

Várias exposições de artes plásticas, artesanato e literatura foram realizadas durante seu período como Diretora do Departamento de Cultura. Em espaços públicos, clubes e no próprio local do Departamento, estes eventos abriam espaço para uma maior interação entre os artistas, artesãos e a comunidade.

Idealizou e concretizou o projeto “Faça o seu Próprio Livro”, objetivando a confecção artesanal de livros em parceria com escritores e artistas plásticos, ao estimulá-los a reunir seus trabalhos, desta forma ampliando a divulgação de seus trabalhos. Para inspirar, os primeiros livros do projeto foram lançados em 1990 com grande sucesso.

Fotos de Paulo Aisenman

Você pode gostar também de

Sem comentários

deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.