Contos e crônicas

SORRIA: VOCE ESTÁ SENDO MANIPULADO!

Certas mídias existem para assegurar que aqueles que têm preguiça de pensar consigam ter sua dose de raciocínio pronto.

E nem falo da imprensa marrom. Falo da que se faz de “branca” e que é mais preta que carvão.

Pena, porque o dever de informar já não existe mais. Querem sim, desinformar. Ou pior, querem formar opiniões através da desinformação, fazendo da mente alheia marionetes, fantoches, com os quais brincam escancaradamente.

Como a ignorância incomoda! Ignorância num sentido mais amplo. Não falo aqui das pessoas simples, que desconhecem certos saberes. O conhecimento não é obrigatório, mesmo que seja muito útil para a vida. Falo dos ignorantes de mente fechada que se permitem a manipulação porque têm preguiça de pensar. Falo daqueles para quem o desconhecimento é um fato sem interesse porque acreditam em tudo o que leem e ouvem da mídia que, de forma cínica, prepotente e perversa, só publica e difunde o que lhe convém.

Já disse antes e reescrevo: A mãe das grandes confusões é a falta de comunicação; a tia a falta de informação e a avó, a falta de educação.

No caso da falsa mídia, desta mídia que se agarra ao poder como se a vida lhe escapasse das mãos, chegamos a casos tão extremos que lembram o obscurantismo total.

A informação, quando difundida corretamente, verificada, com boas intenções, combate a ignorância e impede a instalação do mal. A boa informação leva à compreensão e esta leva à educação.

Infelizmente, os que detém este poder mediático, seja impresso, TV, internet, enfim, todos os meios que divulgam informações, têm nas mãos a temida influência que, mal exercida, fará com que pessoas, mesmo de bem, acreditem no que desejarem, por mais enganadora que seja a informação. Pois a informação também é arma e levada ao público de maneira falsa e enganadora pode levar à alienação.

E o que fazer para evitar a alienação? Difícil. Contra tal influência, é difícil medir força. Mas é possível manter a mente aberta, procurar ler/assistir/ouvir diversas fontes antes de levar a informação adiante ou de acreditar em sua veracidade.

Porque na realidade, se mesmo Santo Google pode cometer erros, o que dizer de jornais, televisões e afins? A mídia é feita pelos homens, homens são seres humanos, seres humanos erram! Erram e muitas vezes têm é más intenções. Que dizer da internet e das postagens de opiniões muitas vezes veiculadas até mesmo por falsos perfis com fins de desinformação?

Tudo isto nos faz viver uma era onde a mentira reina soberana!

E nós queremos a verdade, não é mesmo?

Caso contrário é só deixar quieto, continuar lendo/vendo/ouvindo as mesmas fontes de notícias e nunca questionar. E então viver alienado, que isto é o que a muita gente espera que aconteça!

 

Imagem by iblushay

Você pode gostar também de

Sem comentários

deixe uma resposta