Contos e crônicas

42 TONS DE MARIA

Uma sátira, de leve, das personagens femininas dos livros que idealizam relações  (mesmo as mais perversas…) e idealizam as mulheres tirando delas qualquer tom de realidade.

Por Anabelle Stylle

 

HÁ MARIA E MARIAS

Na vida e na arte há muitas Marias. Mulheres reais e imaginadas. As reais, todos sabemos, passam longe da perfeição mesmo lutando com o tempo e com o vento para chegar o mais próximo dela.

As imaginadas, descritas em livros e filmes, quase sempre são tão perfeitas que dão até um certo medo.

Ultimamente, a heroína que mais conquistou o público feminino e masculino, além de ser tudo e mais um pouco, ainda trouxe com ela um herói tão perfeito em seus cinquenta tons, quanto em cenas quentes o suficiente para aquecer qualquer inverno de leitoras e leitores sonhadores.

Neste pequeno texto Maria é descrita tal e qual ela nos conquista nestes romances. Completamente distante de todas nós, mulheres de carne e osso.

Em 42 tons, a Maria dos livros famosos foi definida com algumas pitadas de humor e sem pimenta.

Para divertir o dia a dia da Maria normal. E do seu João. Também normal.

1 – OS NOMES

Maria nos livros sempre tem nomes lindos, diferentes, originais, pomposos, aristocráticos (veja por exemplo nossa inspiração maior, Anastásia).  Um nome comum ou diferente como Cleniceide, Joselaide ou Robertânia não levariam Maria a ter mais de um tom no ranking dos livros mais lidos.

2 –   JUVENTUDE E BELEZA

Maria de romance que queira ficar famoso não pode ser feia ou comum. Tem que ter os cabelos lindos, os olhos de um brilho excepcional, a silhueta de uma sereia (ou de um violão), os pés divinos, as mãos maravilhosas. E nem pensar em estar perto dos trinta (mais do que isto então…). Maria tem que ser jovem (quanto mais melhor) e muito bonita (linda!). Juventude e beleza: a alma do romance (ou do negócio!).

3 – INOCÊNCIA E VIRGINDADE

Maria para fazer sucesso entre as leitoras e leitores tem que trazer a inocência que nenhum deles têm há muito tempo. E, se possível, deve ser também virgem. Muito inocente e muito virgem. Até prova em contrário, Maria deverá exibir sua inocência mesmo através de gestos atrevidos (que ela fará sem querer, porque é muito recatada, nossa Maria dos livros famosos!).

4 –  ATITUDE

Maria não pode ser aventureira, imprevisível, boca suja. Maria tem que ser monótona e chata até não se aguentar mais. Ela sorri com seus dentes maravilhosamente brancos e sua boca que parece uma flor; quando fala, parece música; quando anda parece um anjo flutuando. Maria não perde a classe (claro que Maria de romance famoso tem classe, imagina se não!).

5 –  TEMPO

Maria nos livros tem tempo para tudo: ela trabalha, estuda, namora, viaja… e tudo sem fazer um cálculo sequer de tempo. Seu dia parece ter mais de vinte e quatro horas e sua semana, com certeza deve ter uns dezesseis dias.

6 – ALIMENTAÇÃO E ESTÉTICA

Maria nunca tem fome. Ou, se tem, come como uma louca e não engorda nem meio quilo. Maria de romance famoso pode se dar ao luxo de não comer e continuar em pé (ou deitada em atividade constante) ou pode se dar ao luxo de engolir latas e latas de sorvete sem ter medo de enfrentar seus jeans na manhã seguinte. Maria nunca terá dobrinhas na barriga, furinhos de celulite nas pernas ou um mínimo de flacidez na bunda.

 

7 –  DORMIR E ACORDAR

Maria dorme sempre com as mais belas camisolas ou baby-dolls ou mesmo nua (com alguma gota de perfume famoso, pra variar). E quando acorda, cabelos sobre os ombros, tudo nela está perfeito: a maquiagem que ela esqueceu de tirar na noite anterior continua lindíssima e nada borrada; seu hálito está fresco como a brisa no mato, seus cabelos continuam lindos e soltos ao vento. Maria é mestra em dormir e acordar como uma princesa. Pelo menos a dos livros, porque na realidade…

8 –  DEFEITOS E VIRTUDES

Maria não tem defeitos. Ela é chata, entediante, monótona, mas não tem defeitos. Porque Maria dos livros famosos sabe tudo, conhece tudo, faz de tudo, entende de tudo. É linda, inteligente, simpática, agradável, um anjo sem asas. Ou seja, ela é chata, entediante, monótona, sem defeitos.

9 –  AS ROUPAS

Em Maria todas as roupas ficam lindas. Nem precisa experimentar. A roupa que comprar ou receber como presente, ficará maravilhosa em seu corpo maravilhoso. Não importa a moda, Maria sempre estará perfeita.

10 – DOENÇAS

Maria dos livros famosos em geral não adoece. Mas… se adoecer continuará linda e terá sempre todos os amigos, namorados e familiares para cuidar dela. Uma simples gripe monopolizará seu círculo e ela receberá flores, bombons e balões. E não, ela não ficará uma semana de cama cheia de dores no corpo e com a cara amassada e o nariz vermelho. Maria seguirá distribuindo sorrisos de um branco imaculado.

 

11 – BANHEIRO

Maria dos livros famosos nunca usa o banheiro. Ou usa: para cenas tórridas. Mais nada.

12 – SAPATOS

Maria só usa sapatos maravilhosos que valorizam seus maravilhosos pés que nunca ficam apertados, nunca tem calos e não enrugam.

13 –  JUVENTUDE E EXPERIÊNCIA

Maria é jovem, muito jovem. Mas quando participa de certas cenas mais apimentadas nos romances famosos, Maria sabe tudo. Não erra uma. Como ela adquiriu tanta experiência que muitas mulheres de quarenta ou cinquenta anos gostariam de ter, a gente não tem a menor ideia. Mas a Maria dos livros é perfeita em combinar sua juventude com experiência. Vá saber onde foi que ela aprendeu!

14 –  JUVENTUDE E INTELIGÊNCIA

Maria é jovem, muito jovem. Mas é tão inteligente, tão cheia de experiência que não há assunto que ela não discuta com maestria. Ela parece já ter lido todos os livros disponíveis, conhecer todos os filósofos e todas as filosofias. Maria é um fenômeno!

 

15 –  ESCREVENDO

Maria é perfeita também quando escreve: sabe usar a ironia e o sarcasmo; sabe ser apaixonada; sabe citar autores famosos (com frases que são realmente deles). Maria, se quisesse escreveria até um livro!

16 –  A PERFEIÇÃO SOB-MEDIDA

Maria está sempre pronta para tudo: sempre maquiada, depilada, com a melhor lingerie. Ninguém pega Maria de surpresa com a cara lavada, os pelos da perna e das axilas parecendo um ursinho ou com a calcinha com um furo devido a sua antiguidade. Maria é maravilhosamente preparada e prevenida.

17 – COZINHANDO

Maria não precisa saber cozinhar porque seu namorado (perfeito) a levará para jantar, almoçar, tomar café da manhã, tudo em lugares perfeitos e maravilhosos. Ou terá uma governanta, uma cozinheira, uma faz tudo que deixará tudo pronto para seu deleite (na casa dela ou na dele). Mas… se Maria resolver cozinhar, seja qual for a receita, claro que ela fará algo divino. Maria também tem dotes culinários!

18 – VESTIDOS DE PRINCESA

Maria sempre terá oportunidades de vestir-se com aqueles vestidos lindos de princesa. E, óbvio, ficará maravilhosa dentro deles. Não importa a cor, o tamanho, a situação ou quanto tempo teve para se arrumar. Maria chegará à festa como a rainha da noite.

19 –  TRABALHO

Maria saber fazer qualquer coisa. Não importa o trabalho que ela escolha ou que deem para ela, ela fará maravilhas e surpreenderá a todos com seu talento, sua disponibilidade, sua engenhosidade. Maria é um soldado. Feminino, muito feminino.

20 – CRIANÇAS

Maria ama crianças. Todas as crianças do mundo. Mas só terá filhos com o grande amor de sua vida, o príncipe encantado que virá completar sua vida de princesa chata, monótona, enfadonha e que a transformará em mãe e esposa perfeita.

21 – CHAMPANHE COM MORANGOS

Maria dos livros famosos não bebe cerveja ou caipirinha, claro. E nem devora aperitivos como coxinha de galinha ou empadinhas de palmito. Só bebe vinhos finos e champanhe acompanhada de morangos com creme.

22 – SABER DIRIGIR

Maria sabe andar de bicicleta e dirige qualquer tipo de carro. Quando precisa de um táxi, o primeiro que passa para logo. Mas o melhor mesmo para Maria é ser conduzida pelo motorista de seu príncipe encantado que tem um carro perfeito e conhece todos os caminhos de Maria. Perfeitamente.

23 –  MAL ME QUER, BEM ME QUER

Maria dos livros famosos tem sempre alguém perdidamente apaixonado por ela. As vezes mais de um. E claro, ela só quer a amizade porque eles não são a perfeição que Maria espera. São apenas seres comuns que Maria no fundo despreza. Mas não demonstra. Pelo contrário, Maria dos romances famosos adora ajudar os perdidos que correm atrás dela.

24 – PAIXÃO INSTANTÂNEA

Maria nos livros desperta paixões instantâneas. É só olhar e se apaixonar. Pelos seus olhos claros e brilhantes, pelo seu corpo de sereia (ou de violão), por sua voz divina, por seu sorriso branco como a neve.

25 –  AMIGAS E DEUSAS

Maria terá sempre aquela amiga que vai ajudar em tudo, inclusive nos conselhos mais desavisados. Mas melhor do que amiga, Maria dos livros famosos terá uma deusa interior que lhe revelará tudo, lhe dará conselhos, lhe mostrará o caminho a seguir. Siga em frente, Maria, a deusa está aqui!

26 – OS OUTROS AMIGOS E AMIGAS

Mas os amigos de Maria serão sempre os melhores, mais talentosos, maravilhosos que alguém possa ter. E Maria estará sempre presente para eles assim como eles para ela. Sincronização perfeita.

27 –  TRAUMAS

Se Maria tem traumas de infância ninguém sabe. Mas se tiver, quando seu príncipe senhor perfeito chegar, tudo será curado e esquecido. Sem terapia e, de preferência com poucas páginas, digo, lágrimas.

28 – EDUCAÇÃO

Maria é sempre muito bem educada, cheia de classe, nunca perde as estribeiras e nem solta palavrões. Nem em romances famosos quando, por exemplo, leva uma boa chicotada no traseiro.

29 –  AO SEUS PÉS!

Não importa de que maneira o príncipe senhor chegou à vida de Maria. Em poucas páginas ele estará tão apaixonado que se esgueirará atrás dela como um animal. O mais forte dos homens ficará aos seus pés em pouco tempo e para sempre.

30 – PRESENTES

Maria dos livros famosos recebe presentes sem contar. De flores a joias; de viagens a carros. E mesmo fazendo biquinho e dizendo não quero, Maria sempre dá um jeito de contornar e de aceitar. São presentes (empréstimos) de amor. Na vida real seria prostituição, mas não esqueçamos: Maria é jovem e perfeita!

31 – SITUAÇÕES DELICADAS

Se Maria estiver passando por uma situação delicada, ou se estiver em perigo não há problema: seu príncipe senhor perfeito chegará na hora certa, no momento perfeito e tudo será arranjado. Maria estará salva de qualquer um que tenha a ousadia de chegar perto dela para incomodá-la.

32 – SACRIFÍCIOS

Mas Maria também sempre estará pronta para qualquer sacrífico por seus amigos, familiares ou namorados: doar um rim? Doar sangue? Levar uma surra num lindo quarto vermelho? Emprestar dinheiro? Maria é um anjo caído do céu, não esqueçam.

33 – TUDO SERVE PERFEITAMENTE

Não importa o tamanho do vestido, da lingerie ou do sapato que o namorado perfeito comprar e enviar para Maria, o dito cairá como uma luva e ela ficará ainda mais linda e perfeita.

34 – FESTAS E VIAGENS

Maria frequenta as melhores festas, boates, bailes. Faz as mais incríveis viagens. E não gasta um centavo. Aliás, Maria dos livros famosos tem a sorte até de comprar um bilhete de avião em classe econômica e se ver voando depois em primeira classe. Coisas de namorado perfeito.

35 – TODOS OS MEIOS DE TRANSPORTE

Namorado de Maria tem que ser perfeito em tudo. Até na riqueza de ter carros, avião, helicóptero, entre outros. Para que Maria não precise ficar na mão se precisar se deslocar com urgência, claro.

36 – SONHOS E REALIDADE

Na vida de Maria os sonhos acontecem todos. Pelo menos os bons. Basta ela fechar os olhos e imaginar. Deusa interior que o diga!

37 – PUREZA E PRESERVATIVO

Em sua pureza e inocência Maria sempre terá um preservativo à mão. Ou contará com a presteza de seu príncipe e senhor perfeito que, ao despir seu corpo perfeito, já estará com o preservativo a postos!

38 –  ARTE DE AMAR OU APANHAR?

Maria dos livros famosos até se dissolve em dúvidas, mas continua apanhando por amor. Dor e amor.  Quando todos são ricos nos romances famosos, dor é amor. Na vida real, é briga e até cadeia.

39 – NA RUA, NA CASA OU NO ELEVADOR

Qualquer lugar é perfeito para tudo. Maria, sempre perfeita e acompanhada de seu perfeito senhor príncipe (corpo lindo, olhos lindos, inteligente, charmoso, rico, jovem e cheio de experiência – Também??) fazem de tudo em qualquer lugar sem se preocupar com os outros.

40 – KAMASUTRA

Maria e seu senhor perfeito percorrem todas as posições do Kamasutra sem ficar com uma dorzinha sequer no dia seguinte. Malabaristas, equilibristas, verdadeiros artistas de circo, o casal perfeição dos livros famosos, em toda inocência, é expert nas posições mais loucas do Kamasutra.

41 –  FOGOS DE ARTIFÍCIO

Maria sempre chega ao orgasmo, sem muito esforço e em pouco tempo. E sempre junto com seu perfeito cavalheiro. Coisa de cinema!

42 –  FINAL FELIZ

Maria sempre terá um final feliz. E ficará, como Marilyn Monroe, eternamente bela, jovem e encantadora, perfeita. Com seu príncipe, seus lindos e perfeitos filhos e morando na sua bela e perfeita casa.

 

Imagem by Public Domain

Você pode gostar também de

Sem comentários

deixe uma resposta