Artigos

ENTREVISTA PARA O PORTAL RIUS

Entrevista com Jacqueline Aisenman escritora catarinense, criadora e redatora-chefe da revista Varal do Brasil em Genebra na Suíça concedida ao portal de comunicações RIUS

 

O RIUS tem incentivado de forma categórica a leitura, o conhecimento e a busca por informação. Ótimas pessoas, conceituadas também, já colaboraram com suas entrevistas, dicas fundamentais para que os leitores se sintam mais soltos e ambientados para o universo da leitura e conhecimento. A convidada, Jacqueline Aisenman, com vasto currículo e experiência, com certeza, tem muito a ensinar e compartilhar.

RIUS – O que fez você ser o que é hoje e o que você fez de diferente para conquistar seu espaço no mundo maravilhoso da literatura e comunicação?

Jacqueline Aisenman –  O que sou devo a educação que recebi. Meus pais, meus avós, meus tios. Pessoas que contribuíram para que eu amasse a vida, o mundo literário e as pessoas. O amor de minha família sempre foi um pilar na minha existência. Sempre fui incentivada também a amar os livros e desde pequena lia e escrevia muito.

RIUS – O que o Brasil (sociedade como um todo e os governantes) precisa fazer para criar e ajudar grandes talentos literários? Têm muitos sonhadores perdidos e obstinados por conquistas, mas não sabem o caminho do sucesso.

Jacqueline Aisenman – Claro que incentivos são bem-vindos: concursos, apoio para edição e tudo mais. Mas creio que não devemos esperar pelos governantes para realizar nossa vida e nossas profissões. Devemos sim, ter mais consciência ao elegê-los para que os erros atuais não continuem se repetindo e que aqueles que não exercem suas funções com respeito e honestidade não permaneçam em cargos públicos.

RIUS – Por que há uma diferença enorme em termo de educação e cultura, do Brasil com países Europeus?

Jacqueline Aisenman –  É toda uma questão cultural, longa de séculos. O Brasil ainda não dá à educação o valor devido, enquanto sabemos que educação é tudo. Sem educação não há futuro para ninguém, pois até para uma boa alimentação a educação é necessária. E os pais não podem esquecer que a educação começa em casa. Ela passa pela escola onde o aluno receberá informações, mas a base educacional será sempre recebida em casa. Nosso país precisa valorizar a profissão do Professor, pois sabemos que, sem ela, nenhuma outra existiria.

RIUS – Falando um pouco da sua trajetória de escritora, o que você passa ao leitor através dos seus livros?

Jacqueline Aisenman – Sou uma escritora versátil e um pouco compulsiva. Escrevo quase tudo e escrevo muito. Tenho vários livros publicados e neles há contos, crônicas, pensamentos, poemas. Escrevo sobre a realidade e sobre sonhos, coisas imaginadas. Para quem lê, nunca há uma linha que separe a realidade da imaginação. Espero, desta forma, deixar o leitor livre para descobrir experiências através do que escrevo.

RIUS – Qual mensagem gostaria de deixar para os Brasileiros?

Jacqueline Aisenman – Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade que me foi dada pelo Portal RIUS que considero muito importante para a informação dos brasileiros. Gostaria que lembrassem sempre da importância de ler e escrever. Que incentivassem seus filhos, que procurassem sempre abrir seus horizontes através de novas leituras e da maravilhosa experiência da escrita. A revista Varal do Brasil está de portas abertas para recebê-los! Basta nos contatar através do e-mail varaldobrasil@gmail.com para a participar das edições. Mais uma vez, muito obrigada pela oportunidade e desejo a vocês sempre sucesso!

http://www.rius.com.br/

Entrevista concedida em 2012

Você pode gostar também de

Sem comentários

deixe uma resposta