Blog Poemas Textos

Tenho orgulho do meu país

Por não morar no Brasil, sou suspeita para falar de comemoração do dia da Pátria: com ou sem atribulações, gritos de crise e problemas políticos, eu tenho orgulho do meu país.
Claro que adoraria saber que por lá não há mais violência. Mas quando vejo as guerras no Oriente Médio, penso que meu país é quase um oásis de paz. Claro que seria perfeito erradicar a corrupção e os incontáveis roubos associados aos nossos eleitos. Mas quando vejo países em crise grave como Grécia, Itália e Portugal e assim mesmo vejo aqueles povos orgulhosos de seus países… Reconheço em mim um amor nada improvável.
Claro que seria uma maravilha desaparecermos com os maus políticos e a má política. Mas quando penso que mesmo com estes mesmos problemas políticos, tantos outros países aqui pela Europa e outros continentes não deixam de reverenciar suas Pátrias!
Eu amo meu país, tenho carinho grande por minha Pátria. Pouco importa se tantas vezes ela só é Pátria para os fãs de futebol e noutras ainda para os aficionados de samba e carnaval. Creio que por isto mesmo ela é bonita também. Porque é mãe para todos.
Meu país tem as mais belas músicas. Meu país tem sua linda e doce língua materna, o Português Brasileiro, estampado em livros fantásticos, escritos por escritores do melhor calibre! As pinturas então… retratam almas lindas que só meu lindo País tem! Mina Pátria é para todos!
Enquanto o mundo se encolhe em crises incontroláveis, meu país abre suas asas, muitas vezes doridas, noutras até quebradas. E voa. Cai, levanta e voa ainda. Meu país é o país dos erros e acertos, das vitórias e derrotas, das virtudes e das vilanias.
Mas é um país de belezas incríveis. De gente de uma bondade fabulosa. Onde maravilhas acontecem todos os dias, sobressaindo-se à violência e à crise.
Por tudo isto, eu tenho orgulho do Brasil, este país-criança que ainda precisa de uma mão para se erguer e caminhar firme enquanto continentes inteiros, como a velha Europa e o velho Oriente Médio, se acabam em dores mortais.
Que o Brasil encontre seu caminho. Que os eleitos sejam mais nobres! Que os brasileiros reencontrem o orgulho pelo Brasil!

Parabéns Brasil!

Imagem: Photo by Halanna Halila on Unsplash

Update 2020: Estou importando meu antigo blog e aí dou de cara com esta crônica. Comecei a chorar. Não consigo imaginar que em 7 de setembro de 2008 a gente do meu país era para mim toda amorosa. Quanta esperança eu tinha de um dia voltar. E hoje, vendo o Sul transformado num estado quase que completamente fascista e uma parte importante da população apoiando um louco no poder, me desespero. Como puderam deixar aquele juiz desprezível realizar tudo o que realizou para a destruição de um país, incluindo a eleição desse infame sociopata para presidente? Será esta a verdadeira face do meu amado país?

Você pode gostar também de

Sem comentários

deixe uma resposta